quinta-feira, 21 de junho de 2012

PREFEITURA LANÇARÁ CARIMBO E SELO POSTAL DAS FALÉSIAS DE MARATAÍZES

Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30min, acontece no Hotel Art Final a solenidade de lançamento do Carimbo e do Selo Postal. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Marataízes, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tem por objetivo a valorização, preservação e divulgação de uma das paisagens mais belas e única da orla de Marataízes, eternizando o Monumento Natural Municipal Falésias, localizada entre as regiões de Boa Vista do Sul até a Praia dos Cações.

As falésias de Marataízes são consideradas um atrativo à parte no Espírito Santo. Trata-se da maior reserva no Sul do Estado. O trajeto realizado pelos antigos moradores da região e pelos militares hoje é refeito por turistas e ambientalistas que buscam apreciar de perto um pouco da história local e beleza das falésias.

Os paredões verticais chegam a atingir 30 metros de altura, tornando-se mirantes naturais que atraem muitos visitantes e turistas, mesmo fora da alta temporada. E, além da importância turística e ambiental, o monumento tem uma importância histórica muito especial para o município, pois a região foi o berço do líder da Revolução Pernambucana de 1817, Domingos José Martins, que chegou a comandar um quartel, em frente a Ilha das Andorinhas, localizado em Boa Vista do Sul.

A Prefeitura Municipal de Marataízes levanta a bandeira da preservação e vem divulgando o local, através do apoio de organizações como a ONG Caminhadas e Trilhas, que há sete anos promove uma caminhada percorrendo cerca de 18 quilômetros do litoral, saindo de Boa Vista do Sul até a Praia da Colônia. O cenário paradisíaco também conta com importante apoio da Empresa Ferrous, instalada no município de Presidente Kennedy, grande parceira na preservação ambiental.

A beleza das Falésias inspira muitos fotógrafos profissionais e amadores, que não abrem mão de eternizar a bela paisagem. "O objetivo é valorizar e despertar nos nossos munícipes, visitantes e turistas o interesse em conhecer, preservar e divulgar uma das áreas mais belas do nosso litoral sul capixaba. Queremos eternizar o Monumento Natural Municipal das Falésias de Marataízes, incentivando as futuras gerações na preservação desse lugar encantador", diz Prefeito de Marataízes, Jander Nunes Vidal.

Importante destacar que as Falésias modificam-se com frequência, quem quiser conferir deve apressar-se, pois com o passar dos anos, de forma natural, a paisagem sofre alterações. Um dos motivos que despertam a necessidade na preservação, para que possam ser apreciadas por muito mais tempo.

Além das Falésias, outros dois pontos turísticos do município serão eternizados por meio do selo postal, sendo o paraíso da Lagoa do Siri e a Lagoa de Boa Vista, locais bastante visitados. As peças foram produzidas pela Agência Power Comunicação e Marketing, que vem desempenhando um belo trabalho na divulgação institucional e informativo para a Prefeitura de Marataízes.

O carimbo, com o contorno das Falésias, ficará disponível na Agência dos Correios de Marataízes por trinta dias. Após esse período, será encaminhado para o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, onde ficará em exposição. Uma réplica ficará no município, à disposição da Prefeitura de Marataízes. As reproduções dos selos serão distribuídas para os convidados, que terão a oportunidade de guardar como lembrança a edição limitada e histórica de três belas paisagens que encantam e enriquecem a nossa terra.


Assessoria de comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442
Email: pmmcomunica@gmail.com
Facebook: Marataízes Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário