terça-feira, 24 de abril de 2012

PREFEITURA DE MARATAÍZES E REDE GAZETA JUNTOS DA SALA DE AULA

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, inova no ensino de crianças, jovens e adultos através do Programa “A Gazeta na Sala de Aula” e inclui Jornais Impressos na prática pedagógica de alunos do 1ª ao 9ª ano.

O Programa é implementado com a participação efetiva da BIBLIOTECA ITINERANTE e consiste na utilização de jornais, nas atividades pedagógicas de alunos do Ensino Fundamental. Hoje, são 11 Escolas credenciadas no Programa, sendo que no mês de maio, 14 novas Escolas estarão sendo incluídas.
O objetivo é: “Incentivar o gosto pela leitura e o senso crítico dos alunos. Além de ensinar de forma diferente, trazendo para a sala de aula o que acontece no bairro, na cidade e no mundo. Despertar desde cedo o interesse pela informação, usando a notícia como fonte de pesquisa e estudo.”
A cada ano um tema é escolhido para ser trabalhado. O tema atual é: “Alimentação Saudável.” Os alunos, em contato com os jornais recebidos nas Escolas - através da distribuição feita pela Rede Gazeta à SEMED - trabalham o tema proposto, desenvolvendo assim diversos aspectos de sua formação. Inclusive e principalmente, amadurecendo enquanto cidadãos críticos, conscientes e informados.
A Monitora do Programa no Município, Dorcas Abreu Rios (Pedagoga), salienta que todo o processo é acompanhado por uma equipe pedagógica da Rede Gazeta, que orienta os Monitores e estes repassam aos Professores Multiplicadores Credenciados,  desenvolvendo atividades educacionais junto aos Professores Regentes. Estes por sua vez desenvolvem o processo ensino aprendizagem incluindo o uso do Jornal.

Programas e Investimentos na Educação
A Educação é uma bandeira defendida com afinco pelo Prefeito Dr. Jander Nunes Vidal, e a implantação de “Programas” que visem a qualidade do Ensino é uma prioridade em sua gestão. Hoje mais de trinta mil alunos da Rede Municipal e particular participam do Programa no Estado. Encontros regionais, Oficinas e Seminários são incluídos na metodologia do Programa e na capacitação dos Professores e Coordenadores interessados em aderir ao mesmo.
A educação é uma prioridade no Governo Municipal e tem passado por grandes transformações, como por exemplo: a implantação de Programas Pedagógicos, reforma e ampliação de unidades de ensino, reajuste salarial para os professores da rede (de acordo com o piso nacional), concessão de ticket refeição, vale transporte, cursos de capacitação, transporte intermunicipal gratuito para estudantes universitários, entre outros. O Prefeito está de parabéns e nós enquanto profissionais da Educação e cidadãos de Marataízes temos muito a agradecer”, enfatiza a Secretária de Educação Marlúcia da Silva Souza Brandão.


Mais Informações SEMED
Samantha de Souza Oliveira (28) 3532-1578

Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442
Facebook: Marataízes Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário