terça-feira, 24 de abril de 2012

ESCOLA PÚBLICA DE MARATAÍZES OFERECE CURSO DE XADREZ

Crianças e adolescentes das Escolas Municipais de Marataízes, estão tendo a oportunidade de praticar um “novo” Esporte. O Xadrez. O Esporte, até então praticado por poucos em todo o mundo, agora faz parte de um dos Programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação.

O Projeto, que teve início em 2012, sob a coordenação do Professor de Matemática, Jorge Antônio Rangel Costa, “Jorginho”,  está funcionando em 12 Escolas da Rede Municipal de Ensino e atinge aproximadamente 300 jovens, número considerável por se tratar de um Esporte sem muita popularidade no Brasil, como os cobiçados:  Futebol,  Vôlei, Surfe, Basquete e outros.
Jorginho, além de praticante do Esporte, participou de um curso de Capacitação em Vitória oferecido pelo Mestre internacional de Xadrez, Darcy Lima, tornando-se apto a ministrar aulas para alunos de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Para o professor, o Esporte é uma importante atividade, capaz de fazer com que o praticante desenvolva a concentração, a reflexão, o raciocínio, a memória e a tomada de decisões. “Pensar antes de agir”. Esta é a grande lição do Xadrez, afirma Jorginho.
Outro fator importantíssimo, é que o Projeto é um passo importante na intenção de fazer com que as crianças passem o maior tempo possível nas Escolas.  As aulas são oferecidas em Contraturnos, ou seja, fora do horário de aula.
O Xadrez, em Marataízes, já rendeu prêmios em vários Torneios internos e em Municípios vizinhos. Agora os alunos se preparam para participar do CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ que acontecerá no mês de maio em Cachoeiro de Itapemirim.
A Prefeitura de Marataízes para incentivar a prática da atividade nas Escolas e visando, como sempre, a qualidade do Ensino no Município tem investido no Esporte. Sua última aquisição foi a compra de 20 tabuleiros de xadrez oficiais, os mesmos utilizados em Campeonatos Estaduais e Nacionais. Além de um Tabuleiro “gigante” utilizado em atividades motivacionais e de demonstração do Esporte.
As aulas de Xadrez, nas Escolas Públicas de Marataízes, já estão rendendo frutos. Acaba de ser criado no Município o “Clube do Xadrez”. As reuniões, com os interessados em participar do clube, acontecerão no Colégio José Marcelino, toda  terça-feira a partir das 18 horas.




Informações:
Secretaria de Educação de Marataízes
Samantha de Souza Oliveira
(28) 3532-1578

Assessoria de comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442
Facebook: Marataízes Espírito Santo
Blog: www.prefeiturademarataizes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário