segunda-feira, 20 de agosto de 2012

11ª FESTA DO ABACAXI É SUCESSO EM MARATAÍZES



Mesmo com o tempo instável devido as chuvas no Litoral Sul Capixaba, o final de semana em Marataízes foi agitadíssimo com a realização da 11ª Festa do Abacaxi, na localidade de Brejo dos Patos, interior de Marataízes. Shows regionais e nacionais marcaram o evento promovido pela Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria Municipal de Turismo, sempre na terceira semana de agosto.

Nomes como o cantor gospel Carlinhos Félix, João Lucas e Marcelo, conhecido pelo sucesso do momento “Eu quero Thu, eu quero Tha”, Fred e Gustavo, com a canção romântica “Então Valeu” e o arrocha do Forró Comichão foram os destaques deste ano solicitados pela Associação de Moradores de Brejo dos Patos à Prefeitura.

Parte do calendário oficial de eventos do município, a Festa do Abacaxi é considerada uma das principais comemorações do município, após a Festa da Cidade, que acontece em outubro e a Festa das Canoas, em março. Uma estrutura de primeira foi preparada, além de um forte esquema de segurança foi feito pela Polícia Militar em parceria com a Guarda Municipal de Marataízes, dando total segurança a todos que prestigiaram a festa.

O evento visa destacar a produção de abacaxi em Marataízes, sendo o município um dos maiores produtores do Estado do Espírito Santo. Neste período de entre safra, cerca de 25 milhões de frutos já foram plantados nas lavouras, o que certamente será revertido numa média de R$ 30 milhões de reais com o fruto sendo vendido R$1,20 na época da colheita que acontece nos três últimos meses do ano.
Marataízes possui três mil hectares plantados, segundo informação do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. A localidade de Brejo dos Patos foi a escolhida para sediar o evento por estar no centro da região produtora. Outras localidades como Nova Canaã, São João do Jaboti, Jaboti, Jacarandá, Capinzal e Lagoa Dantas, também são responsáveis pela economia provinda da produção de abacaxi na região.

Durante a festa, foi escolhida a beleza da “Garota do Abacaxi”, o 1° lugar foi conquistado pela jovem Lourenna Fernandes de Freitas Silva. Outro destaque é a escolha dos dez frutos com maior peso, sendo o ganhador deste ano o produtor Leilson Marvila. Todos receberam premiações.

Agora, a Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Turismo já prepara a Festa de Jacarandá, em comemoração aos pequenos produtores rurais e agricultura familiar. Essa festa está prevista no calendário oficial de eventos para o terceiro final de semana de setembro.





Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442 / Contato: pmmcomunica@gmail.com

terça-feira, 14 de agosto de 2012

11ª FESTA DO ABACAXI AGITA O FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

A festa acontece sempre no terceiro final de semana de agosto, de acordo com o calendário oficial da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Marataízes. Já é grande a expectativa para 11ª edição da festa em homenagem aos produtores de abacaxi do município.Segundo os organizadores, um grande público é esperado na localidade de Brejo dos Patos neste final de semana.

Em sua 11ª edição, a Festa do Abacaxi vai agitar o final de semana dos marataizenses e das regiões vizinhas, entre os dias 16 a 19 de agosto em Brejo dos Patos, interior do município.
A programação agradou e muito a população que aguarda com ansiedade uma das festas mais tradicionais de Marataízes, sendo considerada e segunda mais importante depois da festa da cidade, que acontece em outubro.

Como em todas as edições, a municipalidade surpreende novamente trazendo uma programação de primeira. Na quinta-feira (16), a abertura será com shows religiosos com cantores da terra e a atração nacional Carlinhos Félix, um dos responsáveis pela modernização da música gospel no Brasil e, muito querido no meio evangélico local. Na sexta-feira (17), começam os shows regionais e a apresentação da dupla sensação do momento, João Lucas e Marcelo, vai fazer todo mundo dançar e cantar ao som do “Eu quero Thu, eu quero Tha”, uma das letras mais cantadas em todo o Brasil. Essa é a primeira vez que a dupla vem na cidade.

No sábado (18), entre os shows regionais, outra atração nacional é adupla Fred e Gustavo que embalará os corações apaixonados com suas canções românticas e dançantes. No domingo (19), a programação começa mais cedo, ao meio dia com cavalgada. À noite a partir das 19h artistas da terra, o tradicional desfile da Garota do Abacaxi e o balanço esquentado do Forró Comichão.

Outro momento tradicional e de grande repercussão durante o evento é a exposição de frutos, onde concurso é feito para a escolha do mais belo, com direito a premiação. Vale a pena conferir mais uma festa, em homenagem aos produtores de abacaxi, que cultivam um dos frutos mais apreciados pelos brasileiros. A organização é da Associação dos Moradores de Brejo dos Patos – AMBREPA. Apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 11ª FESTA DO ABACAXI 
BREJO DOS PATOS - MARATAÍZES - ES

QUINTA-FEIRA – DIA 16/08
20H – GERUSA GOMES
20H:30 – MIRO DE JESUS
21H – ARÍSIO RODRIGUES
21H:30 – EVANDRO E EVERALDO
22H:30 – CARLINHOS FÉLIX

SEXTA-FEIRA – DIA 17/08
21H – FLESH MARTINS
22H:30 – BANDA AGITAÊ
OOH – JOÃO LUCAS E MARCELO

SÁBADO – DIA 18/08
21H – RODRIGUES DO AÇO DOCE
22H – BANDA AUGE
OOH – FRED E GUSTAVO

DOMINGO – DIA 19/08
12H – CAVALGADA
12H:30 – SHOW COM ARY FERRAZ
19H:30 – DAVID BABIM
20H:30 – DESFILE GAROTA DO ABACAXI
21H:30 – SHOW COM FORRÓ COUNTRY
23H – FORRÓ COMINHÃO

E PARA ANIMAR A GALERA, DJ TODOS OS DIAS.
VENHA SE DIVERTIR!!! TRAGA SUA FAMÍLIA!!!! BREJO DOS PATOS ESPERA POR VOCÊ!


ORGANIZAÇÃO: AMBREPA – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BREJO DOS PATOS
APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES

Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos | (28) 8814-3442
Contato: pmmcomunica@gmail.com

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Marataízes sedia Curso de Educação Ambiental



Entre os dias 08 a 10 de agosto o município de Marataízes sediará o Curso de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos – SEAMA, por meio do Instituto de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos – IEMA. O curso está previsto para acontecer no Auditório da Prefeitura de Marataízes, em dois horários, 8h as 12h e 13h as 17h.
O encontro tem Por objetivo reunir docentes e grupos de sustentabilidade dos municípios de Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy, envolvidos na 1ª fase do ECOAR – Grupos Corredores.

O Projeto ECOAR (Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade) é um programa de Educação Ambiental que tem como objetivo geral promover a gestão descentralizada da Educação Ambiental, e a integração entre a comunidade escolar e as organizações comunitárias, sensibilizando e formando multiplicadores na busca de soluções efetivas que visem a promoção da cidadania, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável nas comunidades.

Nos anos de 2009 e 2010, o Projeto ECOAR contemplou 25 (vinte e cinco) municípios do Estado do Espírito Santo, agrupados em cinco Ecoáreas - considerando seus impactos ou potencialidades ambientais - identificadas com base na nomenclatura dos Corredores Ecológicos, sendo o município de Marataizes integrante da Ecoárea Guanandy. Em 2011 e 2012 o Projeto deu continuidade às ações.


FIQUE ATENTO E PARTICIPE:
 
ECOÁREA GUANANDY: Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy.
LOCAL: Auditório da Prefeitura Municipal de Marataízes
DATA: 08, 09 e 10 de agosto de 2012
HORÁRIO: 8h às 12h e 13h às 17h


Assessoria de comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442
Email: pmmcomunica@gmail.com
Facebook: Marataízes Espírito Santo