quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GESTANTES EM MARATAÍZES RECEBEM KIT BEBÊ

A gestante além do Kit Bebê participa de palestras que abordam os principais cuidados com o recém nascido, aleitamento materno e ainda, é o momento em que mães interagem e esclarecem diversas dúvidas. Essa parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Habitação e Secretaria de Saúde acontece desde o ano passado vem sendo muito elogiada pelas futuras mamães.

Na tarde desta última terça-feira (18) A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, entregou cerca de 30 Kits Bebê para as gestantes residentes na Barra de Itapemirim. O auxílio natalidade é um direito da gestante, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei 8.742/93.

A ação é feita em parceria com a Secretaria de Saúde, através da equipe de enfermeiras da Saúde da Família, que leva às gestantes, de forma bem dinâmica e objetiva, diversas orientações sobre a importância do aleitamento materno, os mitos e as verdades sobre a prática que é saudável para o bebê e para a mãe. Ainda, orientações sobre a sexualidade neste período e os cuidados necessários com o bebê.

Destaque para uma informação muito importante dada durante a palestra sobre o aleitamento. Segundo a enfermeira a mãe não deve jamais deixar seu filho ser amamentado por outra mulher, às chamadas “mãe de leite”, devido o contagio de doenças transmitidas através do leite materno, como, por exemplo, a DST Aids. Então muito cuidado, não esqueça essa informação.

Além deste auxílio, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação acompanha as mulheres grávidas através de um planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Todo trabalho é desenvolvido pela equipe do CRAS (Assistentes Sociais e Psicólogas) e Saúde (Médica PSF, Enfermeira e Agentes Comunitários).

A entrega do Kit Bebê atende cerca de 100 gestantes residentes próximas ao CAIC, Barra, Cidade Nova, Marataízes I e II, Boa Vista do Sul, Lagoa Dantas e Jacarandá. Para participar a gestante deve estar cadastrada na Secretaria de Assistência Social, ter o pré-natal em dia, assistir as palestras dadas pela Secretaria de Saúde e passar por um processo de avaliação da assistente social para verificação do atendimento aos critérios da LOAS – per capita familiar e vulnerabilidade social. Deverá ainda fornecer xérox de seus documentos pessoais (RG/CPF) e comprovante de residência.

Para a jovem Beatriz dos Santos Costa (18), grávida de cinco meses e mãe do pequeno Eduardo de apenas um ano e três meses, moradora da Barra de Itapemirim, diz estar feliz em receber o auxílio natalidade e que o Kit Bebê vai ajudar bastante. “Além desse auxílio, graças a Deus eu também recebo o Bolsa Família, que também ajuda muito nas despesas da família”, ressalta.

Grávida de seis meses, Raiane Batista Evangelista da Silva (20), estava ansiosa para receber o seu Kit Bebê, dizendo que o mesmo será um reforço a mais para os cuidados com a pequena Talita e, elogiou as palestras, “é um momento novo, principalmente para mim que serei mãe pela primeira vez, as palestras são interessantes e nos orientam bastante”.

Além das palestras sobre saúde, as gestantes recebem informações da Secretaria de Assistência Social e Habitação sobre os direitos presentes nos Benefícios Gestante e Nutriz que acompanham o Programa Bolsa Família.

“Desde o ano passado estamos nessa parceria com Secretaria de Saúde e o resultado tem sido muito positivo. Não queremos apenas entregar o Kit Bebê para as gestantes, queremos ir além, pois muitas mães têm dúvidas sobre a maternidade, os cuidados com os recém nascidos, é um momento que surge muita insegurança e nós queremos oferecer esse apoio para as futuras mamães”, diz a Secretária Municipal de Assistência Social Srª Angelina Faria.

Cada Kit Bebê contém: Banheira, chuquinha, escova de mamadeira, sabonete, óleo, algodão, jogo de pente e escova, talco, sabão em barra (coco), tesourinha, travesseiro, lençol, toalha de banho, toalhinha de boca, calça mijão, pagão em malha, fraldas em tecido, calça pimpão, meia, sapatinhos, luvinhas, mantas de flanelas e mantas de fustão.







Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos | (28) 8814-3442
pmmcomunica@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário