segunda-feira, 16 de julho de 2012

PROJETO BOLSA MORADIA COMPLETA SEU PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO EM MARATAÍZES


Cerca de 54 famílias em Marataízes recebem o benefício
e boa parte já está cadastrada no programa 
de Casas Populares. 
A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Assistência Social, oferta dentre outros, o Projeto Bolsa Moradia para famílias de baixa renda que necessitam de um auxílio imediato.

O projeto de lei nº 1.409, de julho de 2011, de autoria do executivo municipal, regulamentada pelo decreto nº 1.033 de agosto de 2011 visa disponibilizar acesso à moradia segura em caráter emergencial e temporário, mediante a concessão de auxílio para ajudar no aluguel de imóvel residencial, no prazo de até 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Em vigor há cerca de um ano o projeto já beneficia 54 famílias carentes do município, com alugueis variáveis de R$ 244,00 a R$ 311,00, em razão da quantidade de pessoas na família.

O benefício é concedido dentro de padrões pré-estabelecidos pela lei. O cidadão deve comprovar residência de no mínimo um ano no município, possuir renda mensal de até ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente, não possuir outro imóvel, pertencer à casos de vulnerabilidade social temporária, decorrentes de reconstrução de moradias submetidas a riscos insanáveis, iminentes ou desabamento, reconstrução de imóveis em situação de risco estrutural ou morar em áreas de interesse social delimitada pelo órgão competente.

Caso haja demanda superior à capacidade da oferta do Projeto Bolsa Moradia, a seleção é feita pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, com a participação efetiva do Conselho Municipal de Assistência Social, dando prioridade para critérios específicos como a renda per capita da família, número maior de crianças, idosos, ter entre os membros portadores de necessidades especiais, ou doentes crônicos, mediante apresentação de laudo médico, famílias removidas de áreas que apresente risco geológico, risco à insalubridade, áreas de interesse ambiental ou intervenções urbanas, que estejam em projetos habitacionais. Ainda, famílias mantidas por mulheres e com maior número de dependentes.

A inserção das famílias no Projeto Bolsa Moradia é oficializado através de um Contrato de Adesão, firmado entre o Poder Executivo e os beneficiários selecionados, devidamente acompanhado do laudo social e deliberação do Conselho Municipal de Assistência Social.
Boa parte das famílias atendidas pelo benefício já se encontram cadastradas no programa de Casas Populares no município.

Boa parte das famílias atendidas pelo benefício já se encontram cadastradas no programa de Casas Populares no município. Mais informações na Secretaria de Assistência Social pelo telefone (28) 3532-2248



Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos
Contato: (28) 8814-3442
Facebook: Marataízes Espírito Santo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

EXPOSIÇÃO EM MARATAÍZES RETRATA PONTOS TURÍSTICOS E HISTÓRICOS


Acontece nesta sexta-feira (13) a abertura da Exposição “Das Montanhas ao Mar” da artista plástica Ana Cazetta. O evento está marcado para as 20 horas na Secretaria de Cultura, localizada no Palácio Das Águias, em Marataízes.

Mineira, nascida em Astolfo Dutra, a artista que atualmente reside no balneário de Piúma, apresenta 25 obras inéditas que retratam paisagens marcantes do município, dentre elas, as Lagoas, Falésias, Monumentos Históricos, flores e natureza morta. Ana Cazetta buscou expressar em óleo e acrílica sobre tela, toda  a sua sensibilidade e amor pela terra que aprendeu a amar e admirar ao longo dos anos. “Quero homenagear através da arte essa cidade linda e hospitaleira. Espero a visita de todos” diz a Ana Cazetta.

Artista de destaque, Ana Cazetta já foi premiada pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, União Nacional dos Artistas Plásticos, Associação dos Artistas Plásticos  e da Sociedade Antônio Parreiras e já teve seu trabalho conhecido no exterior durante a Exposição Coletiva “Brasil em Barcelona – Euroamérica Galleries – Espanha.

A exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Cultura e  estará disponível para apreciação pública de segunda a sexta, das 13 as 17 horas até o dia 30 de julho. Não perca!

Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442

segunda-feira, 9 de julho de 2012

MARATAÍZES TEM PROGRAMA DE TABAGISMO


Iniciou na última quarta-feira (04), em Marataízes, o Programa de Tabagismo, coordenado pela Enfermeira Ellen Pazini Paiva. Um programa do Ministério da Saúde que visa envolver ações na prevenção do tabagismo, distribuição de medicação para combater a dependência, acompanhamento médico, entre outras ações para estimular os fumantes a deixar o vício.

O tratamento constitui reuniões semanais no primeiro mês, no segundo, terceiro e quarto mês reuniões quinzenais e nos meses seguintes para manutenção do tratamento consultas mensais, até completar 1 ano de tratamento. A primeira reunião contou com a presença da psicóloga e atual Secretária Municipal de Saúde de Marataízes, Ivilisi Soares de Azevedo, cuja fala  contribuiu para a discussão sobre o enfrentamento da dependência de nicotina.

O programa já inicia com uma turma composta por 20 pacientes. A partir do mês de setembro novas inscrições estarão disponíveis para o segundo grupo, com início no mês de outubro. Os interessados deverão procurar a Enfermeira Ellen na Secretaria de Saúde todas as terças-feiras a tarde no período de 13:00hs às 16:00hs.

As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras no Auditório da Prefeitura de Marataízes.

Segundo estimativa da OMS – Organização Mundial de Saúde, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes. 

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se atualmente que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes.


VOCÊ SABIA?

• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas? 
• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?
 
• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
 
• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?
 

 Fonte: Ministério da Saúde

Assessoria de comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442
Email: pmmcomunica@gmail.com
Facebook: Marataízes Espírito Santo

INTERIOR DE MARATAÍZES RECEBE AÇÕES DE SAÚDE BUCAL



Na última quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes desenvolveu na Escola “EMEIEF Curvina” uma ação de promoção da Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 A ação teve por objetivo incentivar os alunos sobre as práticas da higiene bucal no seu dia-a-dia, promovendo ações de prevenção às doenças bucais, além de estimular o interesse em manter a dentição e a boca sempre saudáveis. O evento contou com a apresentação de palestra sobre "Cuidados Básicos de Saúde Bucal" pelo cirurgião dentista Dr. Petterson Matos Dias, escovação supervisionada e aplicação de flúor na crianças do Pré I à 5ª Série, nos turnos matutino e vespertino, totalizando 55 atendimentos. A Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, a enfermeira Amanda Zovico Miranda, agradeceu a toda a equipe que participou do evento, incluindo professores, inspetor de disciplina escolar, servidores da educação, cirurgião dentista, auxiliar de consultório odontológico e, em especial, à Secretaria Municipal de Transporte que viabilizou a utilização do Consultório Odontológico Móvel para o atendimento no dia. A boa notícia é que as localidades do interior que não possuem o atendimento odontológico, a Secretaria de Saúde informa que o Consultório Móvel estará disponível durante o mês de julho todas as segundas e terças-feiras nas Unidades de Saúde, conforme o cronograma abaixo: 09/07 – Capinzal10/07 - Jaboti16/07 - EMEIEF Curvina17/07 - Escola de Caculucagem23/07 - Boa Vista24/07 - São João de Jaboti30/07 - Fazenda Canaã31/07 – Jacarandá


Fonte: Secretaria de Saúde de Marataízes






Assessoria de comunicação de Marataízes
Gleice Campos (28) 8814-3442
Email: pmmcomunica@gmail.com
Facebook: Marataízes Espírito Santo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

HOJE É DIA DE SARAU EM MARATAÍZES


A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes apresenta, hoje, sexta-feira (06), às 19 h, no Palácio das Águias, em Barra do Itapemirim, o 9º Sarau da Cultura. De acordo com o Secretário de Cultura de Marataízes, Professor Cleber, o 9º Sarau, a exemplo dos anteriores, também será extremamente eclético, com apresentações culturais interessantes e diferenciadas.

Para começar, a personalidade artística a ser homenageada será o ator e diretor Jece Valadão, o eterno Cafajeste, que viveu boa parte de sua vida em Cachoeiro de Itapemirim. Também estarão presentes no Sarau a cantora Morena e seu piano mágico; o poeta Paulo Simões de Oliveira, autor de diversos livros de poesias, que fará uma “bate-papo poético”, a magia e o ilusionismo do mágico Robson Seyr, e o cantor Mahori Vaz, com a participação especial do cantor Luciano Mazon. Portanto, você está convidado para mais uma noite de cultura e alegria.

Fonte: Secretaria de Cultura de Marataízes