quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DE MARATAÍZES ENTREGA VALE-TRANSPORTE AOS SERVIDORES EFETIVOS

A Prefeitura Municipal de Marataízes começa a entregar nesta quinta-feira, dia 1° de março, os cartões de vale-transporte aos servidores efetivos, profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), Estratégia Saúde Bucal (ESB) e de Combate à Endemias.

A administração pública coloca em prática a Lei Municipal n° 1.406 aprovada em 18 de julho de 2011, que garante a concessão do vale-transporte, custeando integralmente o deslocamento residência-trabalho e vice-versa dos respectivos beneficiários.

A concessão do benefício aos servidores municipais vem de encontro ao esforço constante da administração pública na valorização da classe, que ao longo dos anos luta por seus direitos. O vale-transporte é uma grande conquista de todos os trabalhadores, assegurada pela lei federal n° 7.418, de 16 de dezembro de 1985 e que com a nova Lei n° 7.619, de 30 de setembro de 1987, tornou-se obrigatório. A partir deste ano será tal benefício passa a ser uma realidade para os servidores e demais profissionais públicos de Marataízes.

“Moro no Bairro Sol Nascente em Lagoa D'Antas. Esta iniciativa é uma grande motivação para o trabalhador. Sinto-me valorizado e importante por ser lembrado como trabalhador e cooperador da Administração Pública Municipal. Vale lembrar que o Vale-Transporte é um direito de todo trabalhador e é muito importante que a Prefeitura dê este exemplo para todas as empresas no município. Isto mostra que o município está desenvolvendo com qualidade de vida para todos os cidadãos." Diz o servidor Marcelo Sonsim, fiscal ambiental PMM.

Para garantir o benefício, o servidor deverá protocolizar o requerimento na prefeitura, contendo comprovante de residência, o percurso e meios de transportes que atende o seu deslocamento residência – trabalho e vice-versa. Até o presente momento, cerca de 440 pedidos de vale-transporte já foram oficializados.

O vale-transporte poderá ser utilizado nos coletivos municipais e intermunicipais. Para retirar seu cartão, o beneficiário deverá comparecer no Departamento de Recursos Humanos, situado no segundo andar da Prefeitura, das 12 as 18 horas, de 01 a 02 de março, quinta e sexta-feira.


Outros benefícios:
Além do Vale-Tranporte, o servidor público efetivo de Marataízes tem outros direitos assegurados como o ticket-alimentação e plano de cargos e salários.


Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA AS CARTEIRAS DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (16)

A Secretaria de Educação de Marataízes informa aos alunos usuários do transporte universitário para os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Campos, que a partir desta quinta-feira, dia 16 de fevereiro as carteiras começam a ser entregues no Auditório da Prefeitura. Fique atento ao dia, local e horário, conforme o quadro abaixo:


Quinta-feira (16/02) – Ônibus para Cachoeiro de Itapemirim9 horas – Carteiras Renovadas
13 horas – Carteiras Novas

Sexta-feira (17/02) – Ônibus para Guarapari e Campos 9 horas – Campos (Todas as carteiras)
13 horas – Guarapari (Todas as Carteiras)

A Secretaria informa ainda que as carteiras serão entregues mediante apresentação do comprovante de inscrição e um documento de identidade. Caso o aluno não possa comparecer nos dias e horários previstos, a carteira só será entregue a terceiros por meio de procuração, aos pais ou responsáveis, no caso do aluno ser menor. Mais informações ligue 3532-1578.

Assessoria de Comunicação de Marataízes

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DE MARATAÍZES FORMA PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO

A Prefeitura vem investindo maciçamente em cursos profissionalizantes, qualificando e preparando seus profissionais para competir no mercado de trabalho, atentos às oportunidades que estão surgindo com a instalação de empresas no litoral sul capixaba.

Acontece na noite de hoje, sexta-feira (10), a partir das 19 horas, a entrega dos Certificados aos alunos do maior programa de Qualificação Profissional de Marataízes, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento em parceria com o SENAI, SENAC E West Group (Salvatagem e Huet). A solenidade reunirá autoridades municipais, formandos e familiares no Auditório da Prefeitura.

Muitos cidadãos do município começam 2012 capacitados para ingressar no mercado de trabalho. Foram diversas áreas atendidas, sendo, Mecânica Automotiva, Estética e Beleza, Turismo, Hotelaria, Culinária e muitos outros.

Os profissionais estão aptos a prestar seus serviços em empresas ou de forma autônoma. Destaque para o pioneirismo de Marataízes, que ofereceu tantos cursos de forma tão intensa, visando dar a oportunidade do cidadão melhorar ainda mais seu currículo profissional, aumentando suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado.

E, segundo o Secretário de Trabalho, José Rubens Brumana, o programa segue em 2012. Muitos cursos, ainda em processo de licitação, serão divulgados muito em breve. “Só tenho a agradecer a todos que acreditaram no trabalho da prefeitura e hoje receberão seus certificados. Desejamos sucessos a todos.” Finaliza o secretário.
Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PREFEITURA DÁ ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO EM TRECHO DA AVENIDA ATLÂNTICA

O trecho que receberá a obra de pavimentação
compreende entre Xodó à Lagoa Funda.
O Prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal, assinou nesta segunda-feira (06) a ordem de serviço que autoriza o início da pavimentação de 1500 metros de extensão, que liga a Avenida Atlântica no trecho entre o Xodó à Lagoa Funda.

Mais uma obra de responsabilidade da Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Obras, que será realizada com recursos próprios na ordem de aproximadamente R$ 280 mil reais, dando continuidade ao maior programa de pavimentação que o município de Marataízes já presenciou nos últimos anos.

“Temos um compromisso de levar cidadania, progresso e dignidade aos bairros de Marataízes. Além desse trecho, um dos principais acessos às nossas belas lagoas, em breve todo o interior também será contemplado com obras de asfaltamento, melhorando o acesso a essas comunidades.” Anuncia o prefeito.

Além do trecho Xodó até Lagoa Funda, duas ruas próximas serão pavimentadas, sendo, a Rua João Duarte e a Rua Projetada. Segundo o Secretário de Obras, Rudinho de Souza, a melhoria no local atende uma reivindicação dos moradores e turistas, diminuindo a poeira e valorizando o acesso pela orla de Marataízes.

Segundo o turista, Sr. João Bosco, proprietário de uma residência próximo ao local, a obra de pavimentação trará uma imensa valorização às residências e principalmente ao trecho, um dos mais movimentados de Marataízes. Tal medida tornará o acesso pela orla muito mais confortável, seguro e com menos poeira. “Sempre passo verão em Marataízes com minha família e fiquei muito feliz com essa notícia, peço que se possível coloquem dois quebras-molas, para garantir ainda mais segurança dos pedestres no local. Essa obra vai deixar esse trecho ainda mais bonito. Só tenho a agradecer.” Diz.

Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos

GRANDE MOVIMENTAÇÃO NO CALÇADÃO NA PRAIA DA BARRA

Calçadão na Orla da Barra já é bem frequentado.
Mesmo em construção, o calçadão entre as Praias da Barra e Cidade Nova já demonstra resultado positivo. Além da movimentação dos trabalhadores que executam a obra, outra imagem chama a atenção.  No local é possível ver um grande número de frequentadores utilizando parte do calçadão da orla da Barra, que não dispensam a prática de uma boa e saudável caminhada.

A orla da Barra, um dos mais belos cartões postais de Marataízes, vem ganhando um novo aspecto com a construção deste calçadão, que além proporcionará lazer e segurança, tende a valoriza ainda mais o cenário que já é belo por natureza.

“A administração de Marataízes pensa no bem comum, e quando passo pela orla da Barra e vejo a movimentação, fico satisfeito e muito orgulhoso em saber que estamos no caminho certo.” Finaliza o prefeito de Marataízes.


Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos

PREFEITURA RESGATA FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES


Uma tradição religiosa na Barra de Itapemirim, a Festa de Nossa Senhoras dos Navegantes, Padroeira dos Pescadores, atraiu muitos fiéis neste último final de semana em Marataízes. Com o tema: "Mãe dos Navegantes ensina-nos a sermos uma comunidade missionária", a festa foi realizada pela própria comunidade com o apoio total da Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Foram quatro dias de intensos festejos, iniciando no dia oficial da Padroeira, 02 de fevereiro e encerrando no dia 05, com uma belíssima missa celebrada pelo Padre Evaldo Praça Ferreira e logo após, a imagem seguiu em Procissão Fluvial, sendo que este ano, pela primeira vez na história, os barcos adentraram o mar.

As festividades de Nossa Senhora dos Navegantes ganha força novamente através da união da comunidade com a administração pública, que abraçou o evento, contribuído no resgate desse momento considerado histórico na região. “A realização dessa festa acontece desde o tempo dos meus avôs. Ficamos por um período realizando dentro da igreja, mas nesse ano, graças ao apoio da prefeitura conseguimos realizar uma festa grandiosa, como era antigamente. Essa festa é muito importante para todos nós, e esperamos uma melhore ainda no próximo ano.” Ressalta Luiz Antônio da Silva Porto (Buguinho), membro da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.

Segundo Buquinho, o amor e fé em Nossa Senhora é tão grande, que no mês de junho a comunidade já começa a pensar nos preparativos para as festividades de Nossa Senhora dos Navegantes do ano seguinte. Por isso, unidos, os moradores da Barra de Itapemirim realizarão a 3ª Festa do Trapiche, visando arrecadar verbas para o próximo ano.

“A prefeitura não poderia estar de fora desse evento. Uma belíssima manifestação religiosa que retrata muito bem a tradição e a cultura dos nossos pescadores. O prefeito se colocou a disposição para a realização deste evento e não mediu esforços para o resgate dessa festa.” Destaca Farley Pedrada, Secretário de Esportes, Lazer e Turismo.

Emocionado, o Sr. Sebastião de Oliveira Silva, 65 anos, pescador e devoto fervoroso de Nossa Senhora dos Navegantes teve que assistir do Porto a procissão, devido um acidente que o imobilizou temporariamente. Sr. Tião, como é carinhosamente chamado, é uma dos festeiros mais antigos da região, responsável há anos pela tradição religiosa. “Meu amor pela Nossa Senhora é muito grande, ela protege os pescadores e merece todo nosso respeito e amor. Enquanto eu estiver aqui ela será homenageada.” Diz Sr. Tião.

Localizada na Barra de Itapemirim, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos patrimônios históricos que ajuda a contar a história do município. Construída no século XVIII, recentemente passou por uma intensa reforma para preservar sua estrutura, ficando ainda mais bela e acolhedora. Quem visita o templo uma além das imagens sacras, uma pintura no teto chama a atenção. Nela o artista descreve a importância da padroeira na vida dos pescadores, através de três homens num barco em mar agitado, sendo dois brancos remando e um negro orando para Nossa Senhora dos Navegantes, que os protege da tempestade.

Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos

CONFIRA COBERTURA DA INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA JABOTI



Clique na imagem e confira a galeria de fotos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PREFEITO INAUGURA ESCOLA NO INTERIOR

A reforma feita pela Marinha do Brasil, com o apoio da Prefeitura, proporcionou aos alunos da Escola de Jaboti um local bonito e agradável para iniciar o ano letivo de 2012.

O Prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal, acompanhado de sua comitiva começou a agenda desta sexta-feira (03) na localidade de Jaboti, interior de Marataízes, para a solenidade de inauguração, juntamente com a Marinha do Brasil, da reforma e entrega de equipamentos para a Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental Jaboti.
A Marinha do Brasil, através do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, com o apoio da Prefeitura de Marataízes, possibilitou a reforma de toda a estrutura da unidade escolar, além de equipamentos que auxiliarão nas tarefas do dia a dia. A segunda etapa da reforma ficará a cargo da Prefeitura que reformará todo o telhado da escola a fim de conservar o prédio e garantir a segurança dos alunos.
“Marataízes é um município grato à Marinha do Brasil, essa parceria vem de muitos anos e o trabalho realizado aqui ajudou e muito a comunidade. A área da saúde também é bem assistida pela Marinha, através do Hospital de Campanha, só temos a agradecer a dedicação e o carinho por Marataízes. Quero ainda parabenizar a união que existe na comunidade de Jaboti, pois estão sempre buscando melhorias para a localidade e, o que pudermos fazer pela comunidade, podem contar com a prefeitura. Unidos a gente vai longe!” enfatiza o prefeito.    
A E.M.P.E.F. Jaboti, conta com 16 alunos e funciona nos períodos matutino e vespertino e já inicia seu ano letivo na próxima segunda-feira (06). “Meus dois netos estudam aqui e graças a essa reforma eles vão continuar estudando perto de casa. Ficou ótima a escola.” Elogia a Sra. Hilda Santos Lourenço.  
Segundo a presidente da Associação de Moradores, Núzia Scatamburlo Santos, a reforma vai garantir aos pais que seus filhos fiquem na própria localidade. “A escola é muito boa, tem ótimos professores. Minha filha de nove anos é aluna daqui e graças a Deus nunca tive problemas com a sua educação, lê e escreve muito bem.” Diz Núbia.
Segundo o comandante do CIASC, Contra Almirante Fuzileiro Naval Nélio de Almeida, que apadrinhou a unidade escolar de Jaboti, o trabalho que a Marinha do Brasil realiza no município é em retribuição ao acolhimento que sempre recebem. “Foi tudo feito com muito carinho. Ficamos felizes em poder colaborar de uma forma singela, porém significativa para essa comunidade.” Diz o Contra Almirante.
O momento também foi marcado por homenagens. O corpo docente entregou peças artesanais feitas pelos alunos da APAE de Marataízes às autoridades da Marinha do Brasil e aos fuzileiros que executaram toda a reforma. Ainda, a vice-prefeita Dilcéa Marvila entregou uma placa de agradecimento ao Contra Almirante Nélio em nome da prefeitura e da comunidade. Os alunos fizeram uma homenagem ao Prefeito Dr. Jander Vidal, à vice-prefeita Dilcéa Marvila, à Secretária de Educação Marlúcia Brandão, à esposa do Contra Almirante, Sra. Maria Lucinda Couto de Almeida e a presidente da Associação, Núzia Scatamburlo Santos.
Encerrando a solenidade, a aluna do 3° ano, Joicy Scatamburlo Santos, nove anos, presenteou as autoridades da Marinha do Brasil com um belo desenho, expressando sua alegria em ver sua escola bonita, resultado de uma união entre a Marinha do Brasil e a administração pública.
Presentes ao evento, o Secretário de Obras Rudinho de Souza, Secretário de Saúde Carlos Azevedo, Vereador Alcery (Lili) e o Chefe de Gabinete, Marco César Nunes de Mendonça (Catito).
Em clima de muita alegria, houve um belo momento de confraternização entre todos os presentes.

Asfalto no interior
Durante a solenidade, o Secretário de Obras, Rudinho de Souza, anunciou que em breve dará ordem de serviço para o asfaltamento de 1km e meio, melhorando o tráfego na localidade de Jaboti. Segundo o secretário, todo o interior de Marataízes será contemplado com a melhoria.
                                                                          
Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MARATAÍZES FESTEJA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

É grande a expectativa para uma das mais importantes festividades da Barra de Itapemirim, em honra à padroeira dos pescadores. Com uma vasta programação religiosa, começa hoje a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, com o tema: “Mãe dos Navegantes ensina-nos a sermos uma Comunidade Missionária”.

A festividade, organizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, com o apoio total da Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, tem início hoje, quinta-feira (02), data oficial da Padroeira dos Pescadores, e segue até o domingo (05), próximo ao Palácio da Águias na Barra de Itapemirim.

Na programação, missas todos os dias, louvores, procissão terrestre e fluvial. Encerrando os quatro dias de festa, a grande novidade será a apresentação de um show nacional com a dupla sertaneja Donato e Eduardo, um dos grandes sucessos apresentados no verão da Pérola Capixaba.

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dado a Mãe de Jesus, Maria. A fé e a designação em Nossa Senhora dos Navegantes tem início no século XV, com a navegação dos europeus. Segundo a crença as pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem em segurança aos seus lares.

Em Marataízes, localizada na Barra de Itapemirim, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos patrimônios históricos que ajuda a contar a história município. Construída no século XVIII, recentemente passou por uma intensa reforma para preservar sua estrutura, ficando ainda mais bela e acolhedora. Quem visita o templo uma além das imagens sacras, uma pintura no teto chama a atenção. Nela o artista descreve a importância da padroeira na vida dos pescadores, através de dois homens num barco em mar agitado, sendo um branco remando e um negro orando para Nossa Senhora dos Navegantes, que os protege da tempestade.

Programe-se e venha curtir uma das mais antigas festividades de Marataízes.

Confira abaixo a programação completa:

Quinta-feira (02/02)
19h – Missa e logo após Procissão Terrestre e Coroação
21h – Banda Reza

Sexta-feira (03/02)
19h – Missa
21h – Banda Ir ao Povo

Sábado (04/02)
19h – Missa
20h – Sorteio de uma 01 TV e 01 Fogão Automático
22h – Banda Influência Divina
24h – Show Nacional c/ Donato e Eduardo

Domingo (05/02)
5h – Alvorada
8h – Missa – Logo após Procissão Fluvial
9h – Domingão da Alegria na Praia da Barra c/ Brincadeiras Recreativas Infantis

Assessoria de Comunicação de Marataízes
Gleice Campos